quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Auto Retrato


Auto Retrato baseado na foto da Princesa Daiana
fotografada por Hiroshi Sugimoto.


Produção Mesa de Café 
Disciplina: Iluminação
Prof.: Fernando Pires
ULB_ILU 2012/2


Iluminação com luz Zenital.
Modelo: Juliana Lopes.
Professor: Fernando Pires.


Iluminação contínua com lâmpada halógena.
Modelo: Camila Farias e João Antonio Chelotti.
Maquiagem: Bruna Lopes.
Professor: Fernando Pires.

Luz de Janela


Foto com Luz de Janela.
Modelo: Vovó Ivone.
Professor Fernando Pires.
ULB_ILU 2012/2

domingo, 16 de setembro de 2012

Briefing História da Moda


Escarpim

 Sapato feminino, fechado, com sola fina e salto, deixando o peito do pé descoberto. Criado em meados do século XIX, é um modelo clássico que, como passar dos anos, sofre pequenas alterações, como variações na altura e grossura do salto, mudanças no formato do bico, decote mais aberto ou fechado, diversidade no material e na cor. Seu auge foi nos anos 1950, com salto agulha, complementando o estilo chique dos grandes costureiros.


Espartilho

 Por volta de 1600 a.C. as mulheres já conheciam um tipo de corpete justo, com cobertura frental e lâminas de cobre para afinar a cintura e realçar os seios nus.
Com o passar do tempo, o corselete se tornou mais rígido e evoluiu para o espartilho. Seu uso causava sérios danos à saúde; porém, o aspecto social preponderava (o espartilho evidemciava superioridade). 
Somente no século XVIII os espartilhos se tornaram menos rígidos, com hastes flexiveis, feitas com barbatanas de baleias.
Durante a Revolução Francesa os espartilhos foram esquecidos e substituidos por Crinolinas (armações compostas por arcos de aço que davam forma às saias).
Em 1804 durante o Império de Napoleão o espartilho ressurge. Foram várias as tentativas de aprimorar os modelos de espartilhos para facilitar seu uso e baixar custos. Em 1840 iniciou-se a confecção em série da peça e em 1848 existiam 64 marcas registradas.
Foi o estilista Paul Poiret, no início do século XX, quem iniciou a libertação da mulher às formas artificialmente impostas.
A extinção do espartilho se inica com a Primeira Guerra Mundial. Cintas e sutiãs, menores e mais simples, facilitaram a vida da mulher, agora no mercado de trabalho.
De vez enquanto o espartilho é relembrado. No final do século o espartilho reapareceu em Versace, Gaultier e Chloé, não como peça íntima, mas para ser mostrado e admirado.



Modelo: Eduarda Hiller.
Iluminação: Luz contínua com difusor.

Fonte: Resumo do livro
Por dentro da moda - Dinah Bueno Pezzolo
Editona SENAC.

Cristiane Alves
ULB_EDI
Professor Fernando Pires
Ulbra 2012/2




O que é Briefing?

Briefing é a passagem de informação de um ponto para outro, deve ser organizada para que a passagem de informações e dados do cliente ocorra de maneira certa, da pessoa certa e para a pessoa certa. Contém a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos, é a base do processo deplanejamento.

Numa visão geral é um documento que apresenta características de um produto ou serviço, da marca e da empresa do anunciante. Significa a passagem de informação de uma pessoa a outra pessoa. Precisa ser eficaz e objetivo, erros de omissão ou excesso de informações pode comprometer e desperdiçar tempo e dinheiro investidos numa campanha publicitária.

O briefing e o planejamento de propaganda são inseparáveis, envolve a troca de informações entre o setor de marketing e comunicação da empresa do anunciante e a agência contratada. Para identificar a informação certa é utilizado um questionário seletivo que identifique a informação através de perguntas com objetivo definido.

O briefing deve ser um diálogo entre anunciante e agência, após o briefing inicial feito pelo anunciante para a agência, são feitos briefings específicos e complementares para as diversas áreas de uma agência de publicidade como mídia, criação, pesquisa, promoção, etc. As áreas de marketing de uma empresa são responsáveis para tornar acessíveis as informações e as áreas de propaganda da empresa e a agência por obterem as informações que precisam.

O documento deve apresentar as características do produto, estudar o perfil de consumidor e o seu momento de compras. O planejamento de propaganda busca soluções para a aceitação do produto, revendo foco de vendas e diagnosticando problemas.

Fonte: http://www.infoescola.com

Cristiane Alves
ULB_EDI
Professor Fernando Pires
Ulbra 2012/2

 O que é Slow Food?

O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
 O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm nosso movimento.

Fonte: http://www.slowfoodbrasil.com/


Cristiane Alves
ULB_EDI
Professor Fernando Pires
Ulbra 2012/2




Low Key
Em uma imagem Low Key, os tons escuros dominam a fotografia, que possui contraste intenso. Em geral, é utilizada uma única fonte de luz posicionada atrás do objeto fotografado, provocando uma área predominante de sombras e enfatizando as linhas de contorno do assunto. Analisando o histograma da imagem, é possível verificar que a maior parte dos pontos da foto está do lado onde é registrada a luminosidade.
A aplicação dessa técnica causa um impacto dramático à cena retratada, sendo recomendada quando o fotógrafo deseja transmitir níveis maiores de tensão e dramaticidade.




High Key
Em imagens High Key, como você deve ter imaginado, o comportamento é inverso. Fotografias produzidas com essa técnica apresentam bastante brilho e pouquíssimo contraste. A predominância é de tons claros e há ausência quase total de sombras.
O efeito é a criação de uma atmosfera bem-humorada e leve, ideal para transmitir sentimentos de alegria e emoções positivas.



Fonte: http://www.techtudo.com.br
Cristiane Alves
ULB_EDI
Fernando Pires 
Ulbra 2012/02



Conceito de Luz 

Luz - É uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é sensível. Trata-se de
uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha
Intensidade (brilho), Freqüência (cor) e Polarização (ângulo de vibração).


Cartão Cinza 


Cartão Cinza
 É um objeto plano (plástico, papel ou espuma),
com uma cor cinza neutra que reflete as 
cores do espectro luminoso de modo plano,
é usado em conjunto com um exposímetro
para obter imagens fotográficas consistentes.
 O cartão cinza é usado em estúdios

fotográficos como um padrão de referência
para se determinar o valor de exposição(EV) correto para as fotografias.



Cartão Cor


Cartão Cor
 Serve para ajustar o balanço de cores que são efetuados pelo fotógrafo ou pela câmera fotográfica para se obter imagens com fidelidade de cores próxima àquelas que os objetos apresentam sob iluminação ideal.




Fonte - Wikipédia
Imagens - Google Imagens



Cristiane Alves
ULB_ILU
Fernando Pires
Ulbra 2012/2