domingo, 22 de abril de 2012

O que é arquitetura, e qual a missão do fotógrafo?

O que é arquitetura?

A arquitetura é a arte ou técnica de projetar e edificar construções habitáveis pelo ser humano. As construções variam muito do estilo de cada arquiteto, partindo deste princípio elas podem ter diversas formas e tamanhos, parecer com um estilo arquitetônico ou outro.


O que é ser fotógrafo de arquitetura? Qual sua missão mais importante?

Ser fotógrafo de arquitetura é captar através de imagens tudo aquilo que o arquiteto planejou com mínimos detalhes. Sua missão mais importante é ser capaz de fazer com que suas imagens transmitam exatamente o que o arquiteto queria passar ao planejar a construção e ainda mais desvendar ângulos por vezes desconhecidos do arquiteto através de seu olhar apurado, usando de seus conhecimentos fotográficos como por exemplo, a luz para deixar a construção ainda mais grandiosa.

Cristiane Alves
Fotografia de Arquitetura
Fernando Pires
Ulbra 2012/1

Trabalho G1

Cristiane Alves
Fotografia de Arquitetura
Fernando Pires
Ulbra 2012/1

segunda-feira, 16 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Arquiteto Álvaro Siza

Arquiteto nascido em Motosinhos, Portugal, formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1955.
Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura do Porto, em 1966. Professor colaborador de Fernando Távora entre 1955 e 1958. Professor da Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1966 e 1969.
Professor Adjunto de Construção na Faculdade de Arquitetura de Porto desde 1976.


O seu talento artístico foi reconhecido mais rapidamente no estrangeiro do que em Portugal, especialmente através da atribuição de obras como a recuperação do bairro judeu de Veneza e do bairro Kreuzberg, em Berlim. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura do Porto.
Cristiane Alves
Fotografia de Arquitetura
Fernando Pires
Ulbra 2012/1

Philippe Starck


Philippe Patrick Starck  nasceu em 1949 em Paris. Foi influenciado pelo seu pai, um engenheiro aeronáutico com quem passou grande parte da sua infância.
Estudou em Paris na École Nissim de Camondo de 1965 até 1967. 
Em 1968 criou a sua primeira empresa, que produz objectos insufláveis.
Um ano depois, tornou-se director de arte do famoso designer de moda francês Pierre Cardin.
Começou a trabalhar de forma independente em 1975 e em 1980 fundou a Starcks Products. 

É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações, já ganhou centenas de prêmios durante a sua vida, sendo  o primeiro o “Oscar du luminaire, France” em 1980. Hoje em dia, Philippe Starck vive em 4 cidades diferentes:
Nova Iorque, onde trabalha; Paris, onde faz relações públicas, Londres e Baruna, em Itália. 

Já casou quatro vezes e teve quatro filhos.

Cristiane Alves
Fotografia de Arquitetura
Fernando Pires
Ulbra 2012/1

Frank Gehry

Frank O. Gehry nasceu em Toronto, mas mudou-se com a família para Los Angeles em 1947. Estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em design na Universidade de Harvard. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura e em 1962 criou sua própria empresa, a "Frank O. Gehry & Associates Inc".


Dez anos depois, Gehry desenhou uma série de peças de mobiliário chamadas "Easy Edges", utilizando madeira. Essas peças fizeram grande sucesso, mas foram tiradas de circulação três meses depois do lançamento, pois Gehry temia que seu reconhecimento como designer de móveis populares afetasse seu prestígio como arquiteto.


Nos anos 1970, Gehry projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia. Desenvolveu também projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção.


Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha.


Nos anos 1980 Gehry voltou a desenhar móveis. Entre 1990 e 1992 ele criou uma linha de cadeiras para a indústria Knoll, construídas com tiras de madeira sem suporte estrutural.

Como um dos principais expoentes do Desconstrutivismo, Gehry ganhou muitos prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifício mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.

Cristiane Alves
Fotografia de Arquitetura
Fernando Pires
Ulbra 2012/1